sexta-feira, agosto 15, 2008

Olhar Brasil-AL e SESC Alagoas abrem inscrições para oficina de desenho de som até o meio-dia desta quarta, 20

Maceió/Alagoas
15 de agosto, 2008
Estão abertas as inscrições para a oficina de DESENHO DE SOM até o meio-dia do dia 20 de agosto, quarta-feira. O curso, ministrado por Mário Alves (RJ), é uma realização do Olhar Brasil Alagoas e do SESC Alagoas e será realizado entre os dias 25 e 29 de agosto, das 14 às 18h, no SESC Centro.

A oficina tem o objetivo de desenvolver a capacidade de elaboração do desenho de som de um filme através do conhecimento dos princípios fundamentais que norteiam o trabalho de concepção e criação. Mário irá abordar a história do som no cinema, as propriedades físicas do som e a construção da dramaturgia cinematográfica através delas, os conceitos de diagese, espacialidade, temporalidade e acústica, além de atividades práticas e discussão de filmes sob o viés do som.

Mário Alves possui graduação e mestrado em cinema pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. No Brasil, trabalhou em vários longas, curtas-metragens e comerciais de televisão como técnico de som direto, além de ser professor da disciplina O Som do Filme por seis anos e meio no curso de cinema da Universidade Estácio de Sá (RJ). Produziu e dirigiu curtas-metragens em Los Angeles e no Rio, sendo o "Ancestral é Aqui" o mais recente, com menção honrosa no Paraty Festcine em 2005.


Serão ofertadas 20 vagas e caso haja um número maior de inscritos, o critério de seleção será a avaliação, pela equipe técnica do SESC e Olhar Brasil-AL, de um questionário a ser respondido por todos os interessados e enviado como anexo para o e-mail olharbrasil.al@gmail.com. O questionário pode ser baixado pela internet no endereço http://www.olharbrasilalagoas.blogspot.com/.

Clique aqui para baixar
o questionário


Na seleção dos candidatos, serão considerados critérios como:

1. Qualidade, clareza e adequação das respostas às perguntas do questionário, que deve ser respondido de acordo com as instruções de cada questão e de maneira mais completa possível. Os candidatos devem atentar para a importância do resumo do currículo na questão número 2 e para a necessidade de apresentar a defesa e importância da oficina em questão na sua formação e/ou prática profissional na questão número 3, sempre de forma detalhada, coerente e focada no objetivo da oficina, respeitando o número mínimo de linhas;

2. Possibilidade de o candidato ser um agente multiplicador do conhecimento adquirido na oficina, através de sua atuação em instituições de ensino, Ong’s, projetos de formação, etc;

3. Possuir projeto audiovisual em curso ou em fase de maturação da idéias;

4. Para os candidatos com perfil amador, possuir pretensões de atuar de maneira profissional no mercado audiovisual;

5. Para os candidatos que já foram aprovados em oficinas do Olhar Brasil Alagoas, os critérios abaixo terão caráter ELIMINATÓRIO na seleção:

- Número excessivo de faltas SEM justificativa ou casos de candidatos aprovados que confirmaram a participação antes da oficina e não compareceram às aulas e nem justificaram em tempo hábil à produção do núcleo;
- Falta de participação nas aulas, desinteresse ou não realização das tarefas solicitadas pelo instrutor por motivo não justificado à produção do núcleo;

6. A ausência de um ou mais dos critérios acima no perfil do candidato NÃO possui caráter eliminatório, pois os critérios atuam em conjunto e servem para orientar a seleção na priorização de perfis na disputa pela vaga e em caso de necessidade de desempate.

A oficina de desenho de som é gratuita e voltada para aqueles que estão dando os primeiros passos no audiovisual com pretensões de atuar profissionalmente na área e/ou para profissionais já atuantes que buscam completar sua formação teórica e prática. O objetivo principal do Olhar Brasil Alagoas é democratizar o acesso aos meios e as técnicas de produção audiovisual e formar mão-de-obra técnica para o audiovisual local, de acordo com as diretrizes do programa nacional do Ministério da Cultura (MinC).

Só serão aceitos na seleção candidatos que enviarem o questionário por e-mail até o meio-dia do dia 20 de agosto, quarta-feira. Os candidatos que já participaram de oficinas do núcleo podem repetir as respostas do questionário anterior ou aprimorá-las, caso julguem necessário, porém, devem atentar para as modificações nas questões e para a necessidade de uma nova resposta para a pergunta número 3.
A oficina de Desenho de Som é uma realização conjunta do Olhar Brasil Alagoas e do SESC Alagoas, que por meio do Centro de Difusão e Realizações Audiovisuais (CDRA), desenvolve há vários anos oficinas de formação e de aproximação da clientela do SESC com o cinema enquanto linguagem artística, caracterizando a instituição como promotora do audiovisual local e legítima colaboradora dos objetivos do projeto Olhar Brasil.
OFICINA DE DESENHO DE SOM, com Mário Alves (RJ)

Data: 25 a 29 de agosto/08
Horário: 14 às 18h
Período de inscrição na seleção: até o meio-dia de 20 de
agosto, quarta-feira.
Local: SESC CENTRO

Nenhum comentário: