segunda-feira, agosto 11, 2008

Olhar Brasil Alagoas abre inscrições para oficina de processos de produção

Maceió/Alagoas
11 de agosto, 2008

Estão abertas as inscrições para a oficina de Processos de Produção do núcleo Olhar Brasil Alagoas até a meia-noite do dia 13 de agosto, quarta-feira. O curso, ministrado por Pedro da Rocha (AL), será realizado entre os dias 18 e 22 de agosto, das 14 às 18h, na Faculdade Integrada Tiradentes (FITS).

A oficina irá abordar de forma teórica os processos de produção de obras audiovisuais e suas etapas, funções e atribuições; as fases de pré-produção, produção e pós produção de um filme ou vídeo (da análise técnica do roteiro à finalização e exibição); regulamentos e leis do audiovisual; as particularidades de um set de filmagem, além da análise dos processos de produção no Estado de Alagoas.

Pedro da Rocha é produtor e diretor de filmes publicitários, documentários e ficções em suporte digital. É diretor da Boca da Noite Produções audiovisuais e professor das disciplinas Produção de Vídeo e Laboratório de Produção (RTV) do curso de Publicidade e Propaganda da ESAMC.

Serão ofertadas 30 vagas e caso haja um número maior de inscritos, o critério de seleção será a avaliação, pelo instrutor do curso, de um questionário a ser respondido por todos os interessados e enviado como anexo para o e-mail olharbrasil.al@gmail.com. O questionário pode ser baixado pela internet no endereço:

Clique aqui para
baixar o questionário

Na seleção dos candidatos, serão considerados os seguintes critérios:

1. Qualidade, clareza e adequação das respostas às perguntas do questionário, que deve ser respondido de acordo com as instruções de cada questão e de maneira mais completa possível. Os candidatos devem atentar para a importância do resumo do currículo na questão número 2 e para a necessidade de apresentar a defesa e importância da oficina em questão na sua formação e/ou prática profissional na questão número 3, sempre de forma detalhada, coerente e focada no objetivo da oficina, respeitando o número mínimo de linhas;

2. Possibilidade de o candidato ser um agente multiplicador do conhecimento adquirido na oficina, através de sua atuação em instituições de ensino, Ong’s, projetos de formação, etc;

3. Possuir projeto audiovisual em curso ou em fase de maturação da idéias;

4. Para os candidatos com perfil amador, possuir pretensões de atuar de maneira profissional no mercado audiovisual;

5. Para os candidatos que já foram aprovados em oficinas do Olhar Brasil Alagoas, os critérios abaixo terão caráter ELIMINATÓRIO na seleção:

- Número excessivo de faltas SEM justificativa ou casos de candidatos aprovados que confirmaram a participação antes da oficina e não compareceram às aulas e nem justificaram em tempo hábil à produção do núcleo;
- Falta de participação nas aulas, desinteresse ou não realização das tarefas solicitadas pelo instrutor por motivo não justificado à produção do núcleo;

6. A ausência de um ou mais dos critérios acima no perfil do candidato NÃO possui caráter eliminatório, pois os critérios atuam em conjunto e servem para orientar a seleção na priorização de perfis na disputa pela vaga e em caso de necessidade de desempate.

A seleção de Processos de Produção irá priorizar candidatos que estejam prestes a realizar alguma produção audiovisual, com ou sem apoio, ou estejam buscando formas para concretizar um desenho de roteiro. O intuito é contribuir para o aprimoramento do produto final e estimular a gestão racional dos recursos disponíveis para determinada produção dentro da melhor relação custo-benefício.

As oficinas do Olhar Brasil Alagoas são gratuitas e voltadas para aqueles que estão dando os primeiros passos no audiovisual com pretensões de atuar profissionalmente na área e/ou para profissionais já atuantes que buscam completar sua formação teórica e prática. O objetivo principal do Olhar Brasil Alagoas é democratizar o acesso aos meios e as técnicas de produção audiovisual e formar mão-de-obra técnica para o audiovisual local, de acordo com as diretrizes do programa nacional do Ministério da Cultura (MinC).

Só serão aceitos na seleção candidatos que enviarem o questionário por e-mail até a meia-noite do dia 13 de agosto, quarta-feira. Os candidatos que já participaram de oficinas do núcleo podem repetir as respostas do questionário anterior ou aprimorá-las, caso julguem necessário, porém, devem atentar para as modificações nas questões e para a necessidade de uma nova resposta para a pergunta número 3.

ATENÇÃO: Após enviar o questionário por e-mail, aguarde o email da produção com a confirmação do recebimento. Caso não o receba em até 8 horas, envie o arquivo novamente para o endereço de e-mail do núcleo.

OFICINA DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO, com Pedro da Rocha (AL)
Data: 18 a 22 de agosto/08
Horário: 14 às 18h
Período de inscrição na seleção: até à meia-noite de 13 de agosto, quarta-feira.
Local: Faculdade Integrada Tiradentes (FITS)Endereço: Campus Amélia Maria
Uchoa - Av. Comendador Gustavo Paiva, 5017 - Cruz das Almas

Nenhum comentário: