09 de setembro, 2008
Unindo a teoria à prática, Othon Castro pretende trabalhar alguns conceitos essenciais à fotografia, como luz, cor, ponto de vista, ótica, imagem e noções de estética, composição e linguagem cinematográfica, além de compartilhar conhecimentos sobre iluminação de estúdio, operação de câmera, cinematografias, equipamentos de cinema e vídeo, fotometria, sensitometria e colorimetria.
Formado em direção de fotografia pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) de San Antonio de Los Baños, em Cuba, Othon Castro é professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. É diretor de fotografia de curtas-metragens [como Ellen e David (2007) e A Vitória de Darley (2005)], videoclipes, documentários [como RIO 360º (2006) e As Meninas (2005)] e programas de TV para os canais NatGeo, Futura e GNT. Também participou de vários longas-metragens nacionais e estrangeiros.
Serão ofertadas 20 vagas e caso haja um número maior de inscritos, o critério de seleção será a avaliação, pela equipe técnica do SESC e Olhar Brasil-AL, de um questionário a ser respondido por todos os interessados e enviado como anexo para o e-mail olharbrasil.al@gmail.com. O questionário pode ser baixado pela internet no endereço http://www.olharbrasilalagoas.blogspot.com/.
Clique aqui para baixar
o questionário
1. Qualidade, clareza e adequação das respostas às perguntas do questionário, que deve ser respondido de acordo com as instruções de cada questão e de maneira mais completa possível. Os candidatos devem atentar para a importância do resumo do currículo na questão número 2 e para a necessidade de apresentar a defesa e importância da oficina em questão na sua formação e/ou prática profissional na questão número 3, sempre de forma detalhada, coerente e focada no objetivo da oficina, respeitando o número mínimo de linhas;
2. Possibilidade de o candidato ser um agente multiplicador do conhecimento adquirido na oficina, através de sua atuação em instituições de ensino, Ong’s, projetos de formação, etc;
3. Possuir projeto audiovisual em curso ou em fase de maturação da idéias;
4. Para os candidatos com perfil amador, possuir pretensões de atuar de maneira profissional no mercado audiovisual;
5. Para os candidatos que já foram aprovados em oficinas do Olhar Brasil Alagoas, os critérios abaixo terão caráter ELIMINATÓRIO na seleção:
- Número excessivo de faltas SEM justificativa ou casos de candidatos aprovados que confirmaram a participação antes da oficina e não compareceram às aulas e nem justificaram em tempo hábil à produção do núcleo;
- Falta de participação nas aulas, desinteresse ou não realização das tarefas solicitadas pelo instrutor por motivo não justificado à produção do núcleo;
6. A ausência de um ou mais dos critérios acima no perfil do candidato NÃO possui caráter eliminatório, pois os critérios atuam em conjunto e servem para orientar a seleção na priorização de perfis na disputa pela vaga e em caso de necessidade de desempate.
Só serão aceitos na seleção candidatos que enviarem o questionário por e-mail até o meio-dia do dia 16 de setembro, terça-feira. Os candidatos que já participaram de oficinas do núcleo podem repetir as respostas do questionário anterior ou aprimorá-las, caso julguem necessário, porém, devem atentar para as modificações nas questões e para a necessidade de uma nova resposta para a pergunta número 3.
A oficina de DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA é uma realização conjunta do Olhar Brasil Alagoas e do SESC Alagoas, que por meio do Centro de Difusão e Realizações Audiovisuais (CDRA), desenvolve há vários anos oficinas de formação e de aproximação da clientela do SESC com o cinema enquanto linguagem artística, caracterizando a instituição como promotora do audiovisual local e legítima colaboradora dos objetivos do projeto Olhar Brasil.
OFICINA DE DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
com Othon Castro (RJ)
Data: 22 a 27 de setembro/08
Horário: 14 às 18h
Local: SESC CENTRO
Prazo final de inscrição para seleção: até o meio-dia de 16 de setembro, terça-feira.
Olhar Brasil Alagoas
O Olhar Brasil Alagoas é uma iniciativa de apoio e fomento à atividade audiovisual local, através de ações de formação, qualificação técnica, difusão e acesso público a serviços de captação e edição de imagem e som em plataforma de alta definição. O projeto é resultado de um convênio entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-AL) e agrega instituições parceiras que também compõem o conselho gestor, como ABD-AL, SESC, SESI, IZP, UFAL e FITS, além do apoio do restaurante BODEGA DO SERTÃO.
Um comentário:
eu queria muito apreder a arte de direcionar um filme mais alagoas nao tem muita opotunidade pra essas coisas eu gostaria de saber se tem ou podera haver mais cursos como esse e se tem onde encontro.muito obrigado
Postar um comentário