quarta-feira, novembro 26, 2008

Alagoas teve pela 1ª vez o Dia Internacional da Animação

A noite da terça-feira, 28 de outubro, foi bastante especial para o estado de Alagoas. Pela 1ª vez a capital Maceió e a cidade de Arapiraca comemoraram o Dia Internacional da Animação (DIA), integrando as 150 cidades que realizaram a mostra em todo país. O DIA teve a coordenação local do núcleo Olhar Brasil Alagoas (Secretaria de Estado da Cultura e MinC) e contou com o apoio do Cine SESI Pajuçara e da Ong Candeeiro Aceso.

Em Maceió, a mostra estava marcada para as 19 horas no cinema de bairro do SESI (ambiente próprio dos cinéfilos da cidade), porém, faltando dez minutos para seu início, somente poucas pessoas aguardavam no hall de entrada. Senhas foram organizadas para o sorteio de camisetas do núcleo e a sala de projeção preparada com câmeras de vídeo e fotográfica para o registro do evento.

Às dezenove horas as portas do cinema foram abertas e a fila de gente subindo as escadas não cessou até que todas as 160 cadeiras da sala estivessem ocupadas. Para os atrasados, o chão foi a única opção, sendo ocupado com pessoas sentadas, deitadas ou de pé ao canto da tela.

O público começa a lotar o cinema. Muitos chegaram
após os primeiros minutos da mostra.
[foto: nataska conrado]

A mostra encheu o pequeno cinema do SESI de gente e curiosidade pelo que se tem feito no cinema de animação fora do circuito comercial, principalmente no Brasil. “A mostra do DIA proporcionou um divertidíssimo entretenimento para sua audiência e serviu também de inspiração e motivação para colocar os criativos adormecidos em ação. Foi uma grande oportunidade de ver o que está sendo produzido em animação no Brasil e no mundo” (Beatriz Nogueira, publicitária).

Cine SESI em Maceió: sala lotada e público sentado pelo chão
[foto: nataska conrado]

Durante a mostra, foram exibidas também duas animações locais, produzidas no mês de agosto na oficina de animação do Olhar Brasil-AL. Apesar de serem experimentações de iniciantes e com poucos segundos de duração, Idade da Pedra e O caroço foram assistidas com orgulho pelos alunos realizadores que estavam presentes na mostra e que viram pela 1ª vez seus trabalhos em uma tela de cinema.

“Uma sala de cinema lotada, em um dia de semana, celebrando a animação como uma forma possível de expressão levanta algo bastante relevante: em nosso estado há gente interessada em consumir, aprender e produzir animação. A exibição de animações de outros estados, assim como alguns segundos de animações realizadas em Alagoas nos encoraja ainda mais, pois nos sentimos menos isolados, ou talvez mais inseridos em um contexto amplo de compartilhamento cinematográfico” (Allan Cavalcante, jornalista e um dos realizadores de Idade da Pedra).

O público permaneceu até o final da exibição e muitos elogios foram feitos à composição geral da programação. Porém, filmes como X-coração, Rua das Tulipas, Seu Lobo, Baloons, Tyger, Monkey Joy e O trambolho foram bastante comemorados. “A iniciativa é maravilhosa e contribui para desenvolver o olhar dos realizadores e apreciadores do cinema de animação em Alagoas”, concluiu Sandro Egues ao final da exibição.

Da mostra internacional, a animação polonesa Matopos, apesar de ser a mais longa da mostra com seus 12 minutos, prendeu a atenção do público até o final e rendeu muitos comentários.

Público fiel e atento mesmo após 2h de exibição
[foto: nataska conrado]

Na cidade de Arapiraca, a sala de projeção da ONG Candeeiro Aceso foi o cenário perfeito para a mostra, que com suas paredes pretas, lembra os brinquedos ópticos utilizados na pré-história do cinema. Pela primeira vez Arapiraca assistiu a uma mostra exclusiva de animação, fato que representou mais um incentivo à produção dos iniciantes na área e à discussão de obras audiovisuais.

Mesmo sem contar com uma divulgação massiva nos meios de comunicação, o famoso boca a boca e spam nas caixas de e-mail trouxe um público razoável para uma noite de terça em cidade do interior. A sala escura não teve os seus 60 lugares lotados, porém, a exibição transcorreu com muita alegria e encantamento daqueles que vieram cheios de vontade e curiosidade para o evento. Muitos se surpreenderam com os enredos e se espantaram com a qualidade do desenho de som dos filmes e a grande variedade de técnicas de animação utilizadas. Rua das Tulipas, Tyger e Baloons levaram os espectadores ao debate ao final da mostra, com ênfase para as cores, movimentos e sons.

“Nossas mentes e corações se abriram para as várias linguagens da animação. Esse movimento deve prosseguir com cada vez mais espectadores e divulgação para que o gosto e o conhecimento pela animação e pelo DIA possam ser fortalecidos entre nossa comunidade, ainda carente de trabalhos como estes” (Marcelo Amorim, representante do cineclube Candeeiro Aceso e apoiador da mostra em Arapiraca).

Um comentário:

Unknown disse...

O evento já faz algum tempo, mas eu ainda não tinha lido o texto que faz o seu relato. Tendo feito isto hoje, fiquei com muita vontade de registrar aqui minhas opiniões sobre ele. Eu gosto muito de animação e quando fiquei sabendo que seriam exibidas várias animações no Cine Sesi fiquei empolgada e feliz, antes, durante e depois da exibição. As animações foram muito boas e eu acredito que eu destaco as mesmas que foram destacadas no texto.

Atividades como esta, que mesclam diversão e conhecimento, devem ser sempre incentivadas e parabenizadas. Logo, um parabéns a organização, ao público, que belamente lotou o cinema, à seleção de filmes, aos participantes da oficina de animação que fizeram os filmes, Idade da Pedra e O caroço, e ao seu oficineiro.

Gostei muitíssimo do texto, senti-me lá novamente. E, por último, mas não menos importante (pelo contrário): a segunda foto de Nataska está linda, com composição e cor primorosas! Fã =D!

Abraço ^_^