quinta-feira, novembro 27, 2008

CANNE e OLHAR BRASIL-AL abrem inscrições para curso de CENOGRAFIA E DIREÇÃO DE ARTE PARA CINEMA

Maceió/Alagoas
27 de novembro, 2008


Estão abertas as inscrições para o curso de CENOGRAFIA E DIREÇÃO DE ARTE PARA CINEMA até as 20h do dia 07 de dezembro, domingo. O curso, ministrado por Carlos Arthur Liuzzi (RJ), será realizado entre os dias 15 (segunda-feira) e 20 (sábado) de dezembro, das 14h às 18h, na Universidade Federal de Alagoas / Bloco de Arquitetura. O curso é uma realização do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE) e do Olhar Brasil Alagoas.

A criação, o planejamento e a organização das visualidades dos filmes: estas são as diretrizes do profissional que pensa arte em cinema. A escolha de locações junto ao diretor, figurino, cenário, objetos de cena e fontes de luz são algumas das pautas da direção de arte, que tenta unir a intenção das narrativas à forma de construção dos filmes.

Durante o curso, Carlos Liuzzi pretende trabalhar a formação da imagem moderna na relação arte-fotografia-cinema, a reflexão sobre os pontos de aproximação e afastamento entre cinema, realidade, teatro, arquitetura e cenografia, este também lugar de dramaticidade. Pensar um projeto cenográfico, desde o mobiliário, a iluminação e os objetos de cena e como formar uma equipe de cenografia são as aproximações práticas do curso.

Carlos Liuzzi é diretor de arte, cenógrafo, fotógrafo, arquiteto e diretor de cena, com extensa e intensa formação e experiência na área, inclusive no exterior. No cinema, Liuzzi fez a cenografia e direção de arte de filmes como Inocência e Chico Rei, de Walter Lima Jr.; Tensão no Rio, de Gustavo Dahl; Avaeté, de Zelito Viana; Sonho de Valsa, de Ana Carolina, e Matou a família e foi ao cinema, de Neville d'Almeida. No teatro e na televisão, destacam-se, respectivamente, as cenografias e direções de arte de O Analista de Bagé, de Paulo César Pereio, e do seriado Mulher, de Daniel Filho (Rede Globo). Atualmente, Carlos Liuzzi é professor de Direção de Arte na Faculdade de Cinema Gama Filho e na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

Serão ofertadas 20 vagas, das quais no mínimo 5 serão preenchidas por alunos do curso de arquitetura da UFAL. Caso haja um número maior de inscritos, o critério de seleção será a avaliação, pela comissão gestora e pela equipe técnica do Olhar Brasil-AL, de um questionário a ser respondido por todos os interessados e enviado como anexo para o e-mail olharbrasil.al@gmail.com. O questionário pode ser baixado pela internet no endereço www.olharbrasilalagoas.blogspot.com.

Clique aqui para baixar
o questionário


Na seleção dos candidatos, serão considerados critérios como:
  1. Possuir noções de desenho à mão livre (este critério não é excludente e será ponderado de acordo com o perfil dos inscritos);
  2. Qualidade, clareza e adequação das respostas às perguntas do questionário, que deve ser respondido de acordo com as instruções de cada questão e de maneira mais completa possível. Os candidatos devem atentar para a importância do resumo do currículo na questão número 2 e para a necessidade de apresentar a defesa e importância do curso em questão na sua formação e/ou prática profissional na questão número 3, sempre de forma detalhada, coerente e focada no objetivo do curso, respeitando o número mínimo de linhas;
  3. Possibilidade de o candidato ser um agente multiplicador do conhecimento adquirido no curso, através de sua atuação em instituições de ensino, Ong's, projetos de formação, etc;
  4. Possuir projeto audiovisual em curso ou em fase de maturação da idéias;
  5. Para os candidatos com perfil amador, possuir pretensões de atuar de maneira profissional no mercado audiovisual;
  6. Para os candidatos que já foram aprovados em oficinas do Olhar Brasil Alagoas, os critérios abaixo terão caráter ELIMINATÓRIO na seleção:
    - Número excessivo de faltas SEM justificativa ou casos de candidatos aprovados que confirmaram a participação antes da oficina e não compareceram às aulas e nem justificaram em tempo hábil à produção do núcleo;
    - Falta de participação nas aulas, desinteresse ou não realização das tarefas solicitadas pelo instrutor por motivo não justificado à produção do núcleo;
  7. A ausência de um ou mais dos critérios acima no perfil do candidato NÃO possui caráter eliminatório, pois os critérios atuam em conjunto e servem para orientar a seleção na priorização de perfis na disputa pela vaga e em caso de necessidade de desempate.

O curso de CENOGRAFIA E DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA PARA CINEMA é gratuito e voltado para aqueles que têm pretensões de atuar profissionalmente na área e/ou para profissionais já atuantes que buscam completar sua formação teórica e prática. O objetivo principal do Olhar Brasil Alagoas é democratizar o acesso aos meios e as técnicas de produção audiovisual e formar mão-de-obra técnica para o audiovisual local, de acordo com as diretrizes do programa nacional do Ministério da Cultura (MinC).

Só serão aceitos na seleção candidatos que enviarem o questionário por e-mail até as 20h do dia 07 de dezembro, domingo. Os candidatos que já participaram de oficinas do núcleo podem repetir as respostas do questionário anterior ou aprimorá-las, caso julguem necessário, porém, devem atentar para as modificações nas questões e para a necessidade de uma nova resposta para a pergunta número 3.

O curso de CENOGRAFIA E DIREÇÃO DE ARTE PARA CINEMA é uma realização conjunta do Olhar Brasil Alagoas e do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE).


CURSO DE CENOGRAFIA E DIREÇÃO DE ARTE PARA CINEMA,
com Carlos Arthur Liuzzi (RJ)

Data: 15 (segunda-feira) a 20 (sábado) de dezembro/08
Horário: 14h as 18h
Local: Universidade Federal de Alagoas / Bloco de Arquitetura
Prazo final de inscrição para seleção: até as 20h do dia 07 de dezembro (domingo).


Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE)

Contribuindo para a formação de profissionais na região, o Centro Audiovisual Norte-Nordeste realiza diversos cursos gratuitos de capacitação e aperfeiçoamento da atividade cinematográfica. Também objetiva conceder apoio técnico para a co-produção de obras audiovisuais independentes e inéditas de curtas e longas-metragens, através da cessão dos equipamentos audiovisuais de filmagem e edição, mediante inscrição de projeto educativo/cultural através do preenchimento de formulários disponíveis na página www.fundaj.gov.br. O CANNE é uma realização da FUNDAJ, do CTAv-NE, do Ministério da Cultura, do Ministério da Educação e do Governo Federal.

Olhar Brasil Alagoas

O Olhar Brasil Alagoas é uma iniciativa de apoio e fomento à atividade audiovisual local, através de ações de formação, qualificação técnica, difusão e acesso público a serviços de captação e edição de imagem e som em plataforma de alta definição. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-AL) e agrega instituições parceiras que também compõem o conselho gestor, como ABD-AL, SESC, SESI, IZP, UFAL e FITS, além do apoio do restaurante BODEGA DO SERTÃO.

Nenhum comentário: