05 de janeiro, 2009
Laboratório é uma oficina de criação onde o roteirista desenvolve suas idéias coletivamente, apoiado por um oficineiro e por uma dinâmica de grupo baseada nos workshops de roteiro do Sundance Institute (Instituto de Apoio ao Cinema Independente Americano). Através de poucas palavras, construção de personagens, exposição, improvisos e ação, os participantes irão formatar suas histórias e praticar cinema sem receio de expor e transpor as dificuldades do processo.
René Guerra é alagoano radicado em São Paulo, formado em cinema pela FAAP. É diretor e roteirista de cinema, televisão e teatro, além de arte-educador. Escreveu Mundo Pequeno (15', 16 mm), ainda em produção, e Os Sapatos de Aristeu (15', 35 mm): um dos curtas metragens brasileiros mais premiados em 2008. Com Os Sapatos de Aristeu ganhou o primeiro concurso de roteiros da FAAP e foi selecionado para participar das oficinas do Festival de Berlin (Berlinale Talent Campus 2006). Em TV, foi roteirista da série Tudo o que é sólido pode derreter (TV Cultura, 2009). Possui experiências internacionais como Stage Manenger, produtor e diretor no teatro La Mama, em Nova York, além de ter ministrado os cursos O Argumento na Poética do Curta-Metragem (2007) e A Construção do Olhar Cinematográfico (2008), ambas no SESC–AL.
Serão ofertadas 20 vagas e caso haja um número maior de inscritos, o critério de seleção será a avaliação, pelo oficineiro e equipe técnica do Olhar Brasil-AL, de um questionário a ser respondido por todos os interessados e enviado como anexo para o e-mail olharbrasil.al@gmail.com. O questionário pode ser baixado pela internet no endereço http://www.olharbrasilalagoas.blogspot.com/.
Na seleção dos candidatos, serão considerados critérios como:
1. POSSUIR ALGUMA IDÉIA PARA ROTEIRO (este critério é primordial para participação no LABORATÓRIO, pois é o ponto de partida do processo);
2. Qualidade, clareza e adequação das respostas às perguntas do questionário, que deve ser respondido de acordo com as instruções de cada questão. Os candidatos devem atentar para a importância do preenchimento completo do questionário, pois responder as questões de forma evasiva ou deixá-las em branco provoca a desclassificação do candidato.
3. Possibilidade de o candidato ser um agente multiplicador do conhecimento adquirido no curso, através de sua atuação em instituições de ensino, ong’s, projetos de formação, etc;
4. Para os candidatos que já foram aprovados em oficinas do Olhar Brasil Alagoas, os critérios abaixo terão caráter ELIMINATÓRIO:
- Número excessivo de faltas SEM justificativa ou casos de candidatos aprovados que confirmaram a participação antes da oficina e não compareceram às aulas e nem justificaram em tempo hábil à produção do núcleo;
- Falta de participação nas aulas, desinteresse ou não realização das tarefas solicitadas pelo instrutor por motivo não justificado à produção do núcleo;
5. Os critérios atuam em conjunto e servem para orientar a seleção na priorização de perfis na disputa pela vaga e em caso de necessidade de desempate.
A oficina é gratuita e voltada para aqueles que têm pretensões de atuar profissionalmente na área e/ou para profissionais já atuantes que buscam completar sua formação teórica e prática. O objetivo principal do Olhar Brasil Alagoas é democratizar o acesso aos meios e as técnicas de produção cinematográfica e desenvolver atividade audiovisual local, de acordo com as diretrizes do programa nacional do Ministério da Cultura (MinC).
Só serão aceitos na seleção candidatos que enviarem o questionário por e-mail até o meio-dia de 09 de janeiro, sexta-feira.
O LABORATÓRIO DE ROTEIRISTAS é uma realização do Olhar Brasil Alagoas (Secult-AL / MinC), com apoio do SESC-AL.
LABORATÓRIO DE ROTEIRISTAS, com René Guerra (AL/SP)Data: 12 a 24 de janeiro/2009Horário: De segunda a sexta: 19h às 22h / Aos sábados: 14h às 19hLocal: SESC-CentroPrazo final de inscrição para seleção: até o meio-dia de 09 de janeiro (sexta-feira).
Nenhum comentário:
Postar um comentário