sexta-feira, junho 27, 2008

Olhar Brasil Alagoas abre seleção para oficina de roteiro

26 de junho, 2008

Estão abertas as inscrições para a oficina de Desenvolvimento de Roteiro do Núcleo de Produção Digital de Alagoas (NPD-AL) até o dia 02 de julho, quarta-feira. O curso, ministrado por Léo Falcão, de Pernambuco, será realizado entre os dias 7 e 11 de julho, das 18:30 às 22h, no Sesc Centro.

Na programação, Leo irá abordar as diversas técnicas narrativas (tradição oral, pictografia, escrita, teatro, música, quadrinhos e cinema), os processos de composição, o papel dos arquétipos e do conflito, a linguagem cinematográfica e os diversos formatos de roteiro e suas etapas.

Léo Falcão escreve e dirige filmes desde 1996 e teve todos os seus projetos premiados até então. Foi roteirista colaborador do Núcleo Guel Arraes, da Rede Globo, e os seus curtas Lugar Comum (2002) e TheLastNote.com (2004) acumularam prêmios e participações em diversos festivais no Brasil e no exterior. Como produtor executivo, atuou em filmes como Menina do Algodão, Vinil Verde e Eletrodoméstica, de Kleber Mendonça Filho (PE), e do recém-lançado Amigos de Risco, de Daniel Bandeira (PE).

Em parceria com André Muhle, escreveu o curta de animação O jumento santo e a cidade que se acabou antes de começar, finalista do Prêmio da Academia Brasileira de Cinema. No Cine PE 2008, teve seu primeiro longa-metragem premiado, o Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife, documentário baseado na obra homônima de Gilberto Freyre. Atualmente, Leo trabalha na roteirização de três longas - O Jogo dos Deuses, Ghost Writer e Tinto -, e no lançamento de um livro, chamado O Hóspede.

Serão ofertadas 30 vagas para a oficina de roteiro e caso haja um número maior de inscritos, o critério de seleção será a avaliação, pelo comitê gestor e equipe técnica do núcleo, de um questionário a ser respondido por todos os interessados e enviado para o e-mail olharbrasil.al@gmail.com.

Os candidatos que já participaram de oficinas do núcleo podem repetir as respostas do questionário anterior ou aprimorá-las, caso julguem necessário, atentando apenas para as pequenas modificações feitas em cada questão e para a necessidade de uma nova resposta para a pergunta número 3.

As oficinas do Olhar Brasil Alagoas são gratuitas e só serão aceitos na seleção candidatos que enviarem o questionário por e-mail com todas as questões respondidas até a meia-noite do dia 2 de julho, quarta-feira.

7 comentários:

Anônimo disse...

Como faço para me inscrever?

produção Olhar Brasil-AL :. olharbrasil.al@gmail.com disse...

Anônimo, como vc não se identificou, não tenho como te responder, como falar com vc em nenhum endereço. Portanto, escreva para olharbrasil.al@gmail.com para receber o questionário.
abraços!

Produção Olhar Brasil-AL

Dado Araújo Gartfog disse...

Vcs estão na minha lista de blogs... visitem... eu quero muito fazer essa oficina .pois tenho interesse em fazer cinema, no momento estou fazendo um curta aki em Maceió... valeu, gostaria de manter contato!!!!

Emerson2012 disse...

Olá. Como faço para participar? Onde encontro o questionário?

Grato pela atenção.

Anônimo disse...

milocaneves@hotmail.com

Camila Neves disse...

Oi, ,gostaria muito de saber como faço para me inscrever e responder o questionário!!!

milocaneves@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, eu me chamo Ednelson e estou muito afim de fazer as oficinas que serão ofertadas ( "Desenvolvimento de roteiro", "Edição", "Animação", "Processo de produção" e a oficina de "Desenho de som" ), pois sou um grande cinéfilo que possui uma grande sede por conhecimentos que se relacionem com a sétima arte! Infelizmente só fiquei sabendo das oficinas hoje (03/07/2008), mas gostaria bastante de poder fazer também a oficina de "Desenvolvimento de roteiro", visto que pretendo também futuramente criar algo para o cinema e não somente conhecer a estrutura dele. Achei muito legal a iniciativa de vocês de ofertarem gratuitamente oficinas de cinema, pois aqui em maceió além de terem poucos eventos como estes ( ao menos que são divulgados, pois a falta de divulgação é um grande problema em nossa cidade ) quando acontecem não são tão acessíveis. Parabenizo vocês e espero que vocês possam me dar o prazer de fazer estas oficinas. Meu e-mail para que vocês possam mandar o formulário é:

angel_of_the_hell_82@hotmail.com

Até breve!